A fase de acabamento de uma reforma é uma das mais importantes para que o projeto fique do jeito que você sonhou e tenha boa durabilidade. No entanto, ela pode ser uma das fases que mais geram gastos.

Se você não está disposto a pagar um valor alto em sua reforma, principalmente na fase de acabamento, é muito importante que você tenha um controle dos gastos e siga algumas dicas de economia.

Se esse é o seu objetivo, então continue lendo este conteúdo para que você possa ter o máximo de economia e aproveitamento durante acabamento de sua reforma.

Como economizar na fase de acabamento da obra?

Uma das maiores questões de todo mundo quando quer fazer uma obra ou uma , reforma, é saber como se planejar para que ela não saia tão cara. A economia é algo que todo mundo preza.

Por isso, há uma série de dicas que você pode seguir para que você possa conseguir um bom resultado em pouco tempo. A primeira coisa é o planejamento.

Nada de começar uma reforma sem que se tenha um planejamento detalhado de cada um dos processos. Sabendo que a fase final da reforma é uma das mais caras, o planejamento deve acontecer muito antes.

Invista então em um projeto bem feito e detalhado para que você evite contratempos e gastos que não foram planejados. Em cada etapa, faça uma projeção de gastos para que nada fique fora do seu orçamento.

Sendo assim, estipule um teto máximo para os gastos destinados a cada etapa e tente não ultrapassá-lo. Outra dica que ajuda bastante é não ter que começar nenhum tipo de acabamento sem ter finalizado toda a estrutura do cômodo.

Assim, pode-se ter um controle maior das economias durante a compra dos materiais fazendo com que as sobras sejam evitadas. Realize também o orçamento antecipado dos materiais para que você possa conseguir um bom preço.

Dessa forma, além de você poder conseguir um bom desconto pela quantidade, você evita atrasos tendo que comprar material de última hora e provavelmente por um valor mais alto.

Na fase de acabamento, aposte na qualidade. Evite optar por profissionais ou materiais muito baratos porque o prejuízo disso a curto ou longo prazo pode ser grande.

Às vezes, por mais que tenhamos que investir um pouco mais nessa etapa, é melhor do que ter que investir nela ao longo do tempo com reparos, o que acaba saindo mais caro quando se põe na balança.

Se a reforma for na cozinha ou no banheiro, essas áreas são as que mais necessitam de acabamento de qualidade. Sendo assim, é importante ser criterioso na hora de investir.

Qual a parte mais cara do acabamento?

A parte mais cara de um acabamento é nos itens de uso diário dentro da rotina dos moradores daquela residência. Por exemplo tintas, lustres, torneiras, pisos, fechadura, tudo isso são itens que parecem ter pouco valor mas que são caros.

O custo com o acabamento pode ser por volta de 60% do valor da construção como um todo. Principalmente se você quer escolher bons materiais para que possa ter maior durabilidade e resistência.

Faça um levantamento dos itens e pechinche se possível nas lojas de materiais. Assim, você pode reduzir um pouco o valor. Além disso, ainda tem a mão de obra que pode ser bem custosa também dependendo do material a ser finalizado.

Por isso é interessante fazer um bom planejamento para que esses custos não superem o orçamento já pensado.

Como reduzir o custo do acabamento?

Sabendo que uma das principais causas de gasto é com mão de obra e materiais de acabamento, você pode conseguir reduzir os custos de sua obra com algumas estratégias.

A primeira coisa que você deve pesquisar muito bem é por um pedreiro que faça um trabalho de qualidade a um bom preço. Para isso, pesquise muito e peça indicações para quem você conhece.

Você também pode negociar com o pedreiro sobre a realização do serviço e ver o que ele pode te oferecer. Em relação a economia para o acabamento, é fundamental ter planejamento.

Não adianta fugir desta etapa porque é ela que fará com que você consiga juntar dinheiro. Ao analisar cada etapa, você pode separar e escolher os melhores materiais para comprar num momento mais adequado.

Por exemplo, no final do ano sempre tem a Black Friday, quando as empresas já se adiantam pelo menos dois meses antes para oferecer promoções. É interessante ficar de olho porque sempre tem bons produtos em oferta.

Há também as épocas de aniversário de algumas empresas, quando oferecem uma série de promoções em produtos da loja e você pode encontrar ofertas em diversos setores.

Faça também um cronograma de orçamento para que você coloque limites em cada item. Assim você consegue ter um controle maior dos seus gastos.

Outras dicas interessantes:

É interessante também que você esteja presente o máximo possível nas obras para poder acompanhar os desperdícios dos materiais, se ele está muito alto ou não.

Ter esse controle de perto é importante para que os profissionais que estão executando vejam que você se importa. Essa última fase é a principal para deixar sua casa do jeito que você sonhou.

Por isso, ter cuidado nos detalhes e pesquisar bastante é fundamental para que tudo saia dentro do planejado.

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas dicas básicas para você conseguir se planejar e economizar numa das etapas que mais geram gastos, que é a fase de acabamento.

Para recapitular tudo o que foi dito, foque então primeiro na escolha de bons profissionais tanto para executar o projeto quanto para planejar, escolha e garimpe bem os materiais que você quer, faça um planejamento e um orçamento detalhado de cada etapa e tente negociar o melhor preço sempre acompanhando a obra.

Ao fazer isso, você irá economizar significativamente. Nos conte aqui o que acha sobre o assunto e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *