O acabamento de uma obra é uma das partes mais importantes que se tem. Isso porque é ele que conclui todo o projeto que foi feito e com certeza, essa é uma das etapas mais aguardadas.

Uma das grandes dúvidas de quem está fazendo reforma, é saber quanto tempo essa fase demora para ser concluída. Porém, isso é algo que varia muito e depende de vários fatores para ser respondida.

É fundamental que você contrate um profissional de qualidade para que possa finalizar seu projeto. Mas se você se interessa sobre o assunto e quer saber mais sobre isso, separamos aqui algumas dicas que você pode seguir. Veja só.

Quais são os acabamentos de uma obra?

O acabamento é a parte onde os pisos, forros, metais, louças sanitárias, dentre outros fatores entram em ação. É a parte final e que conclui todo o projeto que foi pensado antes. Dentre as principais etapas que envolvem esse serviço, estão:

1. Revestimento de piso

O piso é um dos principais elementos de uma construção e são diferentes em cada tipo de cômodo para que se ajuste melhor às necessidades e decoração do local.

Um dos pontos necessários de se fazer na etapa de colocação de piso, é realizar o contrapiso. Essa é uma camada de argamassa que faz o ajuste das imperfeições na superfície e também serve como um tipo de preparo para receber o piso.

Há diversos tipos de revestimento, dentre os principais, estão:

A escolha de piso deve ser muito bem pensada para o ambiente, visto que há áreas que não podem receber um piso escorregadio para evitar que acidentes aconteçam, como é o caso de varandas, banheiro e cozinha.

Há peças hoje em dia com efeito antiderrapante que diminui as chances de uma queda por escorregão acontecer. Porém, o melhor é garantir um piso que evite isso a qualquer custo.

2. Revestimento de parede

Aqui, o revestimento serve para finalizar a parte de alvenaria e estrutura de uma parede que recebeu antes uma camada de chapisco, emboço e reboco.

Elas servem para nivelar a parede e proteger a alvenaria do contato de fora. Aqui, geralmente investe-se em peças de cerâmica ou porcelanato.

Há também o revestimento com pedras, mármore e granito para quem quer um efeito mais rústico e sofisticado.

No revestimento de parede, uma das principais dicas é ficar atento à paginação das peças, pois o encaixe ou desenho do material, se colocado errado, pode dar um resultado de mal acabamento.

3. Revestimento de forros

Usado para a cobertura de teto, oferece um melhor aspecto visual e mais adequado para o espaço. Pode ser apenas uma pintura no teto ou então uma aplicação de lâminas de madeira por toda sua extensão ou outro tipo de material mais barato.

O gesso também é muito usado e além de corrigir as regiões que possam ter desníveis, é um material fácil de trabalhar e ser moldado. Quem quer um aspecto mais delicado para o forro geralmente opta pelo gesso.

4. Assentamento e colocação de louças e metais sanitários

Outra parte do acabamento é o momento de colocação das louças e metais sanitários. Elas trazem composição e funcionalidade para o local e existe uma variedade grande de materiais para cozinha, banheiro, tanque, etc.

Há também diversos metais para esses ambientes e é preciso escolher peças que combinem com o restante do ambiente para ter harmonia do espaço.

Dentre outras coisas que também fazem parte do acabamento de uma construção, estão:

Quanto tempo demora a fase de acabamento de uma obra?

É muito difícil determinar isso, porque tudo vai depender da escolha de profissionais que você fizer, do tipo de material que você escolheu, do tamanho da sua obra, da complexidade da mesma, de imprevistos que acontecem, do clima, etc.

Então não tem uma estimativa certa para que isso aconteça. O ideal é procurar uma equipe de qualidade que ofereça um serviço satisfatório no menor tempo possível. Somente eles poderão avaliar a situação.

Quais são as dicas para ter um acabamento de excelência?

Uma construção bem acabada precisa de alguns toques e dicas especiais para que façam efeito. Sendo assim, separamos algumas dicas importantes para você se atentar, veja:

  1. Quando for escolher revestimentos de paredes e pisos, prefira optar por azulejos de porcelana, cerâmica, vinil ou de tijolos. Esses são os melhores e mais usados;
  2. As pastilhas podem ser usadas no acabamento e possuem função semelhante com a do azulejo, sendo uma ótima opção para quem quer um visual moderno e diferente;
  3. Materiais de madeira precisam ter qualidade para que tenham durabilidade. Lembre-se que dependendo do lugar que ela for ficar, precisa ser impermeabilizada para que dure mais;
  4. Nas torneiras e descargas, tente optar por materiais que são mais ecológicos e que possuem a opção de demandar menos água;
  5. Os itens de cozinha e banheiro são fundamentais que sejam impermeáveis e antiderrapantes;
  6. Na sala, evite assoalhos que riscam com facilidade;
  7. Nos quartos, opte por revestimentos aconchegantes, como por exemplo os pisos de madeira ou laminados;
  8. Nas áreas externas, opte por acabamentos de pisos de cerâmica que sejam de pedras naturais, piso de madeira, porcelanato ou piso de concreto;
  9. Se você é uma pessoa que gosta de mudar, opte por escolher peças e acabamentos de cores neutras para que você invista na decoração livre.

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas dicas e informações a respeito desta etapa tão importante de uma obra. Saiba que a parte de finalização é uma das que mais custam em todo projeto.

Sendo assim, procure fazer orçamentos com antecedência para que possa garantir o melhor preço em maiores quantidades. Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado.

Comente aqui e compartilhe-o com mais pessoas que queiram saber mais ou precisam conhecer essas dicas úteis em sua obra. Não se esqueça também de passar no nosso blog e conferir outros conteúdos semelhantes a esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *