Você já parou para se perguntar qual a diferença entre rejunte e argamassa? Muita gente não presta atenção nisso até que tenha que lidar com uma obra pelo caminho.

Aí a dúvida bate e diversas questões surgem, como: para que serve um e outro? Qual a diferença? Podem ser aplicados juntos? Dentre outras questões.

Se você está se questionando isso nesse exato momento, então continue lendo este conteúdo e fique atento às informações para que possa saber direitinho o que cada uma faz.

Qual a diferença entre rejunte e argamassa?

Tem obra pela frente? Provavelmente está tendo que lidar com diversas coisas que você não faz ideia sobre o que se trata, certo? É muito importante que você esteja atento em todos os processos e saiba escolher bem um produto de qualidade para sua obra.

Tem obra pela frente? Provavelmente está tendo que lidar com diversas coisas que você não faz ideia sobre o que se trata, certo? É muito importante que você esteja atento em todos os processos e saiba escolher bem um produto de qualidade para sua obra.

Quando se trata de cimento, rejunte e argamassa, muitas dúvidas acabam surgindo. Principalmente para saber quais as finalidades de cada uma. É importante que este seja um assunto esclarecido para que você tenha uma melhor noção de sua obra.

A primeira coisa que você precisa saber é: o cimento é a massa principal para elaborar concreto e fazer o assentamento de blocos, além de criar a massa de reboco que traz o acabamento final.

Já a argamassa é usada para fazer com que os pisos sejam assentados nos ambientes e o rejunte faz o acabamento entre as duas pontas do piso aplicado. Existem diferentes tipos de argamassa.

Ela atua como um cimento para os pisos e sua função é assentar tanto tijolos como azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos, dentre outros itens fundamentais em uma obra.

Esse é um ótimo material para poder corrigir ondulações e fazer com que as paredes sejam niveladas. A argamassa de assentamento é usada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria.

Já a argamassa de impermeabilização faz a proteção de paredes e tetos, tornando-os impermeabilizados. A argamassa para revestimento é colocada por cima da superfície recém-construída, como por exemplo, paredes e tetos.

Nesse caso exclusivamente, a argamassa atua como uma proteção, cobertura ou nivelamento de estrutura.

Tipos de rejunte

Assim como a argamassa, há vários tipos de rejunte que podem ser usados para um melhor acabamento da peça, como por exemplo:

O rejunte de acrílico é ideal para peças como porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro. Além disso, acabam sendo ótimos em áreas internas e externas também, como banheiro, lavanderia, cozinha e garagem.

O rejunte em epóxi é indicado para aqueles lugares que possuem maior circulação de pessoas, como banheiros, saunas, vestiários, etc. Por ser impermeável, é ótimo ser colocado em lugares que precisam de limpeza constante.

Além disso, é um material que evita o aparecimento de manchas e fungos. Por último, existe o rejunte cimentício que pode ser instalado tanto na parte de dentro quanto do lado de fora de um imóvel.

Ele também se dá super bem em áreas molháveis.

Qual é mais resistente, argamassa ou rejunte?

Muitos possuem a dúvida sobre qual material é mais resistente que o outro e se é possível usar o rejunte no lugar da argamassa e já adiantamos que não!

A argamassa é mais resistente pois ela faz literalmente a união de um piso com o chão. O rejunte só tem como função dar acabamento no trabalho que foi feito para que não fique um espaço entre um piso e outro.

Se você utilizasse apenas o rejunte para assentar o material, dificilmente o acabamento seria bem feito, dando a cara de um material mais rústico. Cada material deve ser usado para a sua respectiva função.

Como fazer rejunte de argamassa?

Pode ser que pelo caminho você passe por alguns contratempos e se veja numa situação onde tenha que usar a argamassa como rejunte. Apesar de cada material ter sua função específica, é possível realizar esse feito.

Porém, o uso de argamassa como rejunte exige conhecimento, pois não é algo fácil de se fazer. Cabe ao profissional então saber avaliar quais são suas alternativas para que se possa obter o melhor resultado.

A aplicação do rejunte à base de cimento só pode começar depois de três dias das placas de cerâmica terem sido colocadas. É necessário umedecer as juntas onde essa solução será aplicada momentos antes dela acontecer.

Essa etapa é ainda mais importante se a aplicação for em ambientes externos e climas muito secos. Depois do produto ter sido misturado, ele deve ser pressionado nas juntas para que se possa garantir um acabamento perfeito.

Pode ser que seja necessário fazer uso de algumas ferramentas para auxiliar nesse processo, como espátulas, rodos de borracha, dentre outros materiais. Como é necessário uma habilidade maior para que seja feito, o ideal é que a aplicação seja realizada por um profissional que já atue com isso.

Como aplicar argamassa na parede?

A argamassa é um produto que precisa ser manejado com habilidade. Saber aplicá-la é fundamental para garantir um bom resultado. Como vimos acima, cada argamassa atende uma necessidade diferente.

Portanto, é necessário que o profissional conheça como trabalhar com cada tipo. Em geral, para a aplicação do produto algumas coisas devem ser levadas em conta.

Forrar o local com plástico ou jornal é extremamente necessário para que a limpeza seja mais fácil. A dosagem de água também deve ser feita com cautela. As porções devem ser feitas de acordo com o que o fabricante indica.

Você deve verificar se a base está limpa e sem muita poeira. Depois de misturar o produto, deixe-o descansar por uns 15 minutos antes de usar. A massa deve ser usada num prazo de no máximo 2 horas e 30 minutos.

Conclusão

Agora que você viu a principal diferença entre os itens, basta fazer uma pesquisa na internet para ver exatamente como a aplicação é feita caso você queira aplicar sozinho.

Como falamos, ter um profissional que faça esse serviço é sempre a melhor opção para que ele seja feito com máxima qualidade. Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado.

Compartilhe-o com mais pessoas e deixe aqui o seu comentário sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *