O porcelanato é um material que atrai a atenção de muitas pessoas. Afinal, além de ser bonito, ele possui uma ótima qualidade, fazendo com que a escolha por ele valha muito a pena.

Esse tipo de piso é ótimo por ter uma infinidade de combinações e opções diferentes a se escolher. Por exemplo, ele pode imitar madeira ou qualquer outro tipo de material.

Isso acaba fazendo com que ele seja extremamente adaptável em vários ambientes e estética. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher e acabam optando por um produto que não é adequado ao local que ele deve ser posto.

Para não ter erro, te ajudaremos com este conteúdo. Então continue lendo.

O que devo saber antes de comprar porcelanato?

Uma das partes mais trabalhosas na hora de reformar uma casa, é saber qual será a escolha do piso. Isso porque existem milhões de modelos e cada um serve para um canto diferente da casa. 

Uma das partes mais trabalhosas na hora de reformar uma casa, é saber qual será a escolha do piso. Isso porque existem milhões de modelos e cada um serve para um canto diferente da casa. 

O porcelanato é um dos pisos que agradam em geral. Isso porque ele possui muitas vantagens e conta com uma certa facilidade na limpeza e em sua durabilidade em si.

Por ter tantas opções, muitas pessoas acabam ficando com dúvidas a respeito desse material e qual modelo escolher. Por isso, separamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar antes de você comprar um piso de porcelanato.

1. Leve em consideração o ambiente em que ele será aplicado

Um dos primeiros passos para você que quer colocar um piso de porcelanato, é definir qual será o estilo daquele ambiente. Por exemplo, lugares que são um pouco mais rústicos ficam melhor com um porcelanato esmaltado com uma textura mais chamativa.

Estampas que imitam cimento queimado ou madeira também são ótimas combinações para esses ambientes. Lugares mais modernos e requintados acabam combinando mais com o porcelanato polido.

Isso porque o seu brilho traz essa sofisticação para o ambiente e também ajuda para que ele reproduza luz, gerando a impressão de um local maior e bem iluminado.

Se quiser um ambiente ainda mais elegante, aposte nos tons claros e nas estampas marmorizadas.

2. Saiba a metragem do local

O porcelanato é um piso caro e por isso, é fundamental que você saiba exatamente a metragem do local onde pretende instalá-lo para que não deixe faltar ou comprar piso a mais sem necessidade.

Além disso, o ideal também é colocar uma margem de erro e colocar 15% a mais do que a metragem calculada, para que caso haja alguma perda ou erro, não prejudique o andamento da reforma.

3. Tipo de porcelanato

Há pelo menos três tipos de pisos que são mais usados, que são: acetinado, polido e esmaltado. É fundamental que se saiba os detalhes de cada um para que não haja erro.

O acetinado, por exemplo, tem uma cobertura fosca e mais áspera, logo, ele é bem menos escorregadio e pode ser colocado no banheiro ou em áreas úmidas e externas.

O porcelanato polido é bem mais sofisticado e também é o que mais tem procura. Seu brilho é intenso e a superfície é totalmente lisa. Assim, pode ser usado tanto em quartos, salas, escritórios, dentre outros lugares.

Já o porcelanato esmaltado é coberto por uma camada de esmalte e a sua superfície pode ser lisa, brilhante ou fosca. Para saber quais locais pode-se instalar ele, é necessário consultar o número do PEI, no qual se classifica a resistência de cada piso.

Quanto maior for o número PEI, maior também será sua resistência.

4. Rejunte para porcelanato

O rejunte serve para que se possa preencher todas as juntas de dilatação que existem entre os pisos e também possui a função de proteger e impermeabilizar as laterais das placas.

O epóxi é um tipo de rejunte que é recomendado pelos fabricantes de porcelanato por conta de sua resistência à penetração de água, mofo e formação de bactérias. Para que você tenha um resultado mais bonito, tenha preferência em usar uma cor que seja próxima a cor do piso.

Qual a tendência do porcelanato para 2023?

Uma das maiores tendências para 2023 é o porcelanato marmorizado. Ele tem sido muito utilizado tanto em reformas quanto em construções novas.  Por ser sofisticado e elegante, ele agrada muito a maioria dos gostos.

Esse tipo de porcelanato é feito com ônix, uma pedra antiga e bem clássica no passado. Outra tendência também é o porcelanato cimentício. Ele é bem neutro e sua textura orna muito bem com os estilos industriais.

O porcelanato de madeira é outra tendência forte, pois traz todo um aconchego e facilidade ao lar. Com várias cores e modelos, ele pode ser mais neutro ou exagerado, ótimo para quem gosta de um estilo mais industrial, rústico ou urban jungle.

 Por que usar o porcelanato?

Muitas pessoas ficam na dúvida se devem usar ou não esse tipo de piso em casa. Fato é que o porcelanato corresponde a menos de 10% do mercado nacional. No entanto, uma das suas vantagens é sua alta durabilidade e coloração uniforme.

Além disso, o porcelanato é um produto impermeável e é ótimo de se utilizar em locais externos e internos. Você pode usá-lo por diversos motivos, como por exemplo:

Sendo assim, podemos ver que esse é um produto bem versátil e de fácil instalação quando feito por um profissional. Ainda que seu valor seja superior ao valor de outros pisos, ele acaba compensando por conta dessa série de fatores.

Conclusão

Por fim, agora você já sabe algumas dicas e como você deve escolher o seu porcelanato, junto do que observar na hora de comprar. Esse tipo de piso é elegante, charmoso e traz toda a facilidade que uma pessoa precisa, seja dentro de casa ou em um comércio.

Com certeza optar por ele sempre será uma boa escolha. Então avalie e pesquise bastante para que você possa encontrar aquele porcelanato que cabe no seu bolso e no seu gosto.

Curtiu este conteúdo? Então comente aqui e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *